Os benefícios de se alimentar corretamente e ser ativo incluem o risco reduzido de doenças e, consequentemente, o bem-estar psicológico e a saúde.
Por isso, crianças e jovens devem fazer pelo menos 60 minutos de atividade física moderada a vigorosa todos os dias, incluindo uma variedade de atividades aeróbicas. Os adultos, incluindo os idosos, devem acumular pelo menos 150 minutos de atividade física moderada a vigorosa por semana.
Além da atividade física, a alimentação correta e equilibrada é parte integrante de um estilo de vida saudável em todas as idades.
O que vale é a variedade e não a quantidade
Se você é fisicamente ativo, precisa comer uma variedade de alimentos saudáveis. Assim, provavelmente não vai precisar de nenhuma comida ou bebida extra para repor as energias se o seu nível de atividade física varia de baixo a moderado. Em vez disso, você deve seguir a sua sensação de fome para determinar a hora certa e a quantidade a comer.
Se você é um atleta que participa de atividades físicas vigorosas regularmente, consulte um profissional da área de nutrição para obter recomendações sobre a dieta ideal. Afinal, para atletas, as consequências de uma dieta pobre podem desencadear complicações como diminuição do desempenho, falta de energia, recuperação deficiente, risco de lesões, hipoglicemia, entre outras. A dieta de um atleta precisa cobrir as necessidades associadas ao grande gasto de energia e fornecer todos os nutrientes de que o corpo precisa para seu desempenho e recuperação.
Quanto menos os alimentos forem processados, melhor
Muitos produtos industriais contêm aditivos químicos. No entanto, nosso organismo não está programado para reconhecê-los e isso pode provocar modificação do metabolismo e da flora intestinal. Mesmo que a qualidade desses produtos tenha melhorado nos últimos anos, especialmente com produtos orgânicos, alguns seguem promovendo o desenvolvimento de obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
A melhor bebida do planeta
A água é a bebida adequada para consumo durante o exercício regular. Beba água antes, durante e depois da atividade física para se manter hidratado e repor os líquidos perdidos.
As bebidas esportivas geralmente são doces e uma escolha menos adequada para manter a hidratação.
Algumas bebidas esportivas contêm substitutos do açúcar. Esses produtos não são necessários para uma dieta saudável. Ou seja, a água é sempre a melhor opção.
Muito cuidado com opções milagrosas
Preste atenção nos alimentos e bebidas que prometem melhorar o desempenho atlético, tais como bebidas esportivas, proteínas em pó, barras de energia, entre outros. São produtos que podem conter altos níveis de sódio, açúcares ou gordura saturada.
Não se deixe levar pelas celebridades e atletas que estrelam anúncios de produtos que podem não ser benéficos. Muitos são contratados (e bem pagos) para atrair, principalmente, crianças e adolescentes, sem ao menos conhecer o produto que estão divulgando.
Antes, durante e após as atividades físicas
Mais de três horas antes do exercício
Procure fazer uma refeição normal, pois terá bastante tempo para digeri-la. De preferência, balanceada com proteínas magras e uma boa quantidade de carboidratos, acompanhados por frutas, vegetais, água ou mesmo suco. Beba bastante líquido regularmente (um ou dois copos a cada hora).
Um pouco antes do exercício
Limite-se a lanches leves e fáceis de digerir. Coma frutas ou um lanche leve de carboidratos (biscoitos, cereais). Hidrate-se para obter água suficiente no corpo, mas evite excessos, pois isso fará com que você se sinta inchado ou obrigue a fazer uma pausa nos exercícios para ir ao banheiro.
Durante o exercício
Beba em média uma xícara de líquido a cada 15 ou 20 minutos. A água é ideal se você se exercitar por curtos períodos, especialmente se já comeu o suficiente antes. Por outro lado, para exercícios que duram mais de uma hora, você pode aumentar suas reservas de energia consumindo bebidas energéticas ou sucos misturados com água.
Depois do exercício
Se você planeja fazer exercícios novamente nas próximas 24 horas, coma alimentos ricos em carboidratos meia hora após o treino. Se planejar fazer exercícios novamente em um ou dois dias, certifique-se de obter bastante carboidrato em sua dieta para manter seus estoques de glicose no pico.
Gostou das dicas para uma alimentação saudável para estar em atividade? Então, saiba que pode contar também com a Steel Gym em tudo o que precisar para ginástica e musculação. Saiba de tudo com um dos nossos consultores pelo WhatsApp: 011 99968-2526 ou acesse o nosso site. Aguardamos você.

Deixe um comentário