Os esteroides anabolizantes são classes de hormônios relacionados a um hormônio humano masculino natural: a testosterona. Eles são injetados, ingeridos ou às vezes aplicados na pele para aumentar a quantidade de testosterona no corpo.
Pode ser um tratamento médico para quem tem deficiência na produção natural desse hormônio, mas muitas vezes é uma forma de doping. Quando seu médico prescrever, não é necessário se preocupar, pois as dosagens de testosterona são controladas de acordo com sua patologia e os déficits resultantes. Porém, quando o procedimento é feito por conta própria, é preciso estar ciente de que há muitos riscos à saúde.
Mas você sabe exatamente o que são esteroides?
A testosterona é o hormônio sexual masculino. É produzido naturalmente por homens e mulheres.
Nos homens, permite o crescimento e desenvolvimento dos órgãos e genitais, sendo também responsável pelo crescimento dos pelos e músculos. Nas mulheres, ajuda a manter a densidade óssea e a massa muscular. Mulheres que o usam voluntariamente multiplicam sua taxa por 30, em média.
O principal objetivo do uso voluntário de esteroides anabolizantes é aumentar a massa muscular para ampliar a força e expandir o desempenho atlético. O mecanismo de ação funciona por meio do estímulo do metabolismo, promovendo o crescimento do tecido, aumentando a massa muscular e reduzindo a inflamação. Portanto, através do consumo regular, os atletas poderão treinar com maior intensidade e por mais tempo, com uma recuperação mais rápida. De acordo com a Lista Proibida da Agência Mundial Antidoping (WADA), é proibido o consumo de asteroides durante o treinamento ou competição (a menos que seja clinicamente certificado).
Essa proibição ocorre pelo fato de ser considerado doping, caso seja testado positivo, portanto, trapaça ou um ato de tirar vantagem de forma desleal. Além disso, esse consumo regular é perigoso para a saúde. Ou seja, essa proibição visa não só manter a lisura em possíveis competições esportivas, bem como proteger a saúde dos atletas.
Toda ação tem uma reação: efeitos adversos
Nem tudo são flores. Quando estiver frente ao espelho admirando seus músculos adquiridos por uso inadequado de asteroides, saiba que estará sujeito a efeitos colaterais rápidos, alguns dos quais podem ser irreversíveis. E isso vale para ambos os sexos.
Entre os efeitos que aparecem mais rapidamente, podemos citar pressão alta e hipercolesterolemia; cistos de longa duração e câncer do fígado; acnes no rosto e no corpo; pele e cabelo oleosos; suor noturno.
Ao contrário dos efeitos desejados, o atleta também pode observar dores nas articulações e uma diminuição da elasticidade dos tendões e, consequentemente, sérias lesões.
Com o tempo, os possíveis riscos masculinos podem ser próstata aumentada e patologias como câncer de próstata; calvície prematura; o aumento no tamanho dos seios; impotência e infertilidade, como parte da atrofia testicular; diminuição da produção de espermatozoides.
Já para as mulheres, interrupção do ciclo menstrual; em caso de gravidez, defeitos de nascença no feto; uma diminuição no tamanho dos seios; queda no tom de voz; aumento de pelos faciais.
A conclusão é a seguinte
Esteroides anabolizantes são extremamente perigosos quando consumidos sem receita médica, tanto a curto como a longo prazo.
Para desenvolver legalmente a sua musculatura, você deve seguir um treinamento rigoroso, um estilo de vida saudável, uma alimentação adequada e produzir o patrimônio genético de um atleta de alto nível. Drogas levam a uma desvalorização da visão de si mesmo e isso de forma crônica. E o esporte não existe para isso.
Na hora de praticar a sua construção muscular conte com a Steel Gym no que precisar em equipamentos como como elásticos, halteres leves, bolas de exercícios, kit musculação funcional e tudo mais que o seu treino pedir. Consulte um dos nossos consultores pelo Whats: 011 99968-2526 ou acesse o nosso site. Nos vemos em ação!

Deixe um comentário