Falta de motivação, mobilidade reduzida, medo de cair. Com o passar dos anos, os idosos tendem a ter uma redução nos movimentos. No entanto, o sedentarismo é prejudicial à saúde e pode levar à perda de autonomia. Praticar atividade física após os 65 é essencial e está ao alcance de todos de acordo com suas habilidades.
Os benefícios da atividade física diária
Em qualquer idade, a atividade física regular pode melhorar significativamente a saúde e estender uma vida ativa e independente. Praticar qualquer tipo de atividade física é necessário mesmo na velhice. Ficar ativo ajuda a reduzir a incapacidade e melhorar a qualidade de vida dos idosos.
Por outro lado, a inatividade física é acompanhada por uma série de problemas que dizem estar relacionados à idade, mas que poderiam ser reduzidos evitando-se o sedentarismo. Isso realmente causa uma diminuição na densidade óssea e da massa muscular. Por isso, a falta de atividade física é uma das principais causas das doenças da velhice, pois enfraquece o coração e os pulmões em particular.
A pessoa fisicamente inativa se torna menos flexível. Porém, flexibilidade e força muscular são necessárias para a mobilidade e a realização das tarefas da vida diária. A atividade física fortalece o equilíbrio e evita o risco de quedas vinculado à diminuição da massa óssea.
Além de atuar na prevenção de males como artrite, doenças cardiovasculares, diabetes, certos tipos de câncer, osteoporose, hipertensão e angústia, a atividade física regular tem um efeito benéfico nas habilidades funcionais e cognitivas (especialmente memória e atenção). Alivia os sintomas de depressão e ansiedade e melhora o sono e o humor. Além de facilitar a integração social e contribuir para a qualidade de vida do idoso.
Fatores que favorecem o sedentarismo em idosos
A maioria das pessoas com mais de 65 anos não pratica atividade física suficiente para manter a saúde. Os idosos são considerados a categoria mais sedentária da população. Os principais motivos são o isolamento que causa falta de motivação, as condições de saúde já deterioradas, perda de autonomia, o medo de cair e a falta de conhecimento sobre os benefícios da atividade física.
Mas está comprovado que a atividade física moderada pode melhorar a saúde, como relata a Organização Mundial da Saúde. Portanto, a OMS recomenda que pessoas com 65 anos ou mais pratiquem pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana, o que corresponde a 75 minutos de atividade física de intensidade sustentada.
Para ser eficaz, a atividade física de resistência deve ser praticada em períodos de pelo menos 10 minutos. Distribuída ao longo de uma semana, a prática de atividade física moderada pode ser de 30 minutos por dia, durante 5 dias.
Qual é a atividade física recomendada para idosos?
Atividades de lazer (natação, dança, etc.), cardio (caminhada, bicicleta, etc.), atividades profissionais, tarefas domésticas, hobbies (jardinagem, etc.), esporte adequado para idosos (Tai Chi, Pilates, ginástica, etc.), exercícios planejados, no contexto cotidiano, familiar ou comunitário.
Quando a pessoa não puder praticar as diversas atividades físicas mencionadas acima na quantidade recomendada, devido à sua condição física, ela deve se manter o mais ativa possível de acordo com suas capacidades. Se não for possível caminhar por 30 minutos, ainda deve tentar se mover o máximo possível com a ajuda de um cuidador profissional ou do fisioterapeuta.
Conte com a Steel Gym em tudo o que precisar para iniciar ou melhorar o seu treino. Consulte um dos nossos consultores pelo Whats: 011 99968-2526 ou acesse o nosso site. Nos vemos em ação!

Deixe um comentário