Sentado, na maioria das vezes em um escritório bem refrigerado: é assim que nossa vida diária geralmente se desenha. Quanto ao sistema cardiovascular, ele começa a enferrujar, pois na verdade é projetado para mais solicitação. No passado, nossos corpos eram muito mais desafiados. Por exemplo, ao caçar, ele constantemente tinha que oferecer alto desempenho. Portanto, não é de surpreender que nosso coração e toda a nossa circulação sanguínea desejem ser exigidos regularmente. Não só fortalece o coração, mas também estimula a circulação sanguínea e oxigena todos os órgãos.
Entenda o trabalho em cardio-training
Cardio-treinamento refere-se à atividade esportiva baseada no controle e adaptação da frequência cardíaca ao esforço. Em inglês a expressão usada é “heart rate control” abreviada como HRC. O esforço físico é produzido de forma contínua ou alternada.
O ritmo dos batimentos cardíacos durante o exercício, bem como a queda desse ritmo durante as fases de recuperação e repouso completo, são os dois principais guias para a mudança das sessões. Por isso é muito importante saber como medir seu pulso.
Os efeitos do trabalho do tipo cardio não se limitam às capacidades cardíacas. Eles também são sensíveis em todo o corpo, nos níveis muscular e vascular, tanto na resistência fundamental quanto em alta intensidade.
Programas e atividades para estimular o coração
Os exercícios realizados e os dispositivos utilizados durante as sessões de cardio têm uma característica comum muito específica. Sempre requerem pelo menos dois terços dos músculos do corpo em uma ação global poliarticular. Quanto mais aumenta o número de músculos usados ao mesmo tempo, mais os recursos cardiovasculares são mobilizados e desenvolvidos.
Para as atividades físicas praticadas ao ar livre que visam melhorar o cardio, podemos citar todas as práticas de movimento de resistência, como corrida, remo, caiaque, caminhada, natação, bicicleta, entre outras. Ao nível das práticas indoor e na máquina, pode utilizar a bicicleta ergométrica, a máquina de remo, além de correr ou caminhar na esteira e bicicleta ergométrica, por exemplo. Com a orientação de um personal training você terá mais detalhes sobre as modalidades de prática e os diversos programas possíveis de acordo com o seu nível.
Exercícios físicos simples com peso corporal ou com um ou dois halteres também são particularmente eficazes para melhorar o seu cardio. Não esquecendo do polichinelo e de um dos exercícios mais eficazes, que é a boa e velha “pular corda”.
O treino cardio não melhora apenas a resistência
O trabalho cardio permite melhorar todas as capacidades cardíacas de acordo com a intensidade abordada. É certo que é mais praticado queimar gordura ativando a cadeia lipídica entre 50 e 70% da frequência cardíaca de reserva.
Por esse motivo a abordagem Cardio surge entre os métodos mais utilizados no condicionamento físico utilizados por atletas iniciantes que ainda não dominam o treinamento intervalado de alta intensidade, o mais eficaz para perder massa gorda. Porém, é um treinamento que requer uma habilidade que os iniciantes não possuem, que é a capacidade de gerenciar a alternância de esforço-recuperação. O cardio-treino é também altamente estimulante de endorfina, ajuda a ultrapassar o stress e a viver uma experiência desportiva eufórica, fonte de prazer e bem-estar.
Conte com a Steel Gym para tudo o que precisar.