Ela é boa para o moral: melhora a autoestima, reduz o estresse, a ansiedade, a depressão. Essas virtudes são explicadas por fatores fisiológicos, biológicos e sociais. É, de acordo com especialistas no assunto, uma verdadeira terapia não medicamentosa com resultados particularmente interessantes.

Dados científicos sérios comprovam os efeitos da atividade física no bem-estar. É uma avaliação muito global do estado geral, da percepção que se tem da saúde, da vida, mas os instrumentos de avaliação estão bem calibrados e os resultados fazem sentido para todos. A prática regular contribui para isso de diferentes maneiras: através de um melhor estilo de vida geral, melhor condição física, melhor sono, maior autoestima proporcionada pelo sentimento de realização e domínio de uma atividade.

Efeitos benéficos sobre o moral

Mas além do bem-estar, a atividade física reduz o risco de doenças psiquiátricas, incluindo depressão e ansiedade. No entanto, esses transtornos pesam muito em termos de saúde pública: aproximadamente 20% das mulheres e 14% dos homens sofrem de transtornos mentais em algum momento de suas vidas. A prática regular de uma atividade física recreativa prediz a ausência de depressão oito anos depois.

Além disso, em caso de depressão comprovada, a prática de atividade física reduz a gravidade dos sintomas e melhora as chances de remissão. É por isso que os psiquiatras recomendam a atividade física como uma terapia complementar eficaz, ao lado dos tratamentos convencionais.

No entanto, permanece a dificuldade em motivar os indivíduos que sofrem de incapacidade de ação e fadiga crônica. As pessoas precisam querer praticar e enxergar que existe um lado lúdico, que vem delas. Retomar, por exemplo, uma atividade juvenil. E pode ser feito sozinho ou em grupo, não importa. A prática, por si só, tem efeitos benéficos no moral, independentemente do seu lado socializador.

Quanto à ansiedade, os exercícios aeróbicos funcionam tão bem quanto as sessões de relaxamento e descanso calmo com um estado de relaxamento, que ocorre após cerca de vinte minutos de exercício, e que pode persistir por várias horas.

Respeite a dosagem de exercícios

Estes benefícios na saúde mental são explicados pela melhoria do bem-estar, mas também pelos mecanismos cerebrais. A atividade física estimula a produção de neurotransmissores e fatores neurotróficos: isso promove o crescimento dos neurônios, seu funcionamento e as conexões estabelecidas entre eles.

No entanto, esses mecanismos são alterados em caso de depressão e transtornos de ansiedade: a atividade física, portanto, tem um efeito mecânico nas bases cerebrais dessas patologias. O volume de certas estruturas cerebrais, como o hipocampo, que desempenha um papel fundamental na depressão, aumenta sob a influência da atividade física. Finalmente, o esporte ajuda a regular as emoções e a respiração também envolvidas na ansiedade. E o benefício é encontrado em todas as idades da vida, e para ambos os sexos.

Mas isso é verdade desde que você respeite uma certa dose de atividade física, ou seja, pelo menos meia hora de exercício diário suficientemente intenso. Estudos mostraram um benefício na saúde mental de uma hora de atividade física por semana, mas há tudo a se ganhar fazendo mais, pois há um efeito de dose: quanto mais regular a atividade, maior o efeito na saúde mental é importante.

Conte com a Steeel Gym para tudo o que precisar.

Este post tem um comentário

  1. Amelia Nogarolli

    Exercício físico é bom para todas as idades e também ajuda na saúde.

Deixe um comentário