Embora existam diferenças entre os exercícios aeróbicos e anaeróbicos, os dois são muito importantes para manter a sua saúde em dia.
Todo mundo sabe que atividades físicas regulares beneficiam o corpo e a mente, ao mesmo tempo que ajudam a reduzir o risco de várias doenças. A maioria das diretrizes dietéticas recomenda a atividade física para um estilo de vida saudável, entre outras coisas. Uma rotina de exercícios equilibrada deve incluir todos os tipos de exercícios. No entanto, fatores como idade, forma física ou deficiências e objetivos pessoais podem afetar a quantidade, intensidade e tipo de exercício alcançável. Lembre-se de que qualquer tipo ou quantidade de atividade física é sempre melhor do que nada.
Os tipos de exercício são frequentemente agrupados em quatro categorias diferentes: aeróbio, anaeróbico, flexibilidade e mobilidade e equilíbrio e coordenação. Ainda que alguns exercícios possam se enquadrar principalmente em uma categoria, muitas atividades geralmente são associadas a mais de uma. Por exemplo, atividades de resistência (aeróbicas), como corrida, natação e esqui, também ajudam a aumentar a força muscular, e alguns exercícios de treinamento de força (anaeróbicos), como HIIT (High Intensity Interval Training) ou levantamento de peso também podem ajudar melhorar o equilíbrio e a mobilidade. Todos os tipos de exercício beneficiam a sua saúde. No entanto, nem todos têm o mesmo efeito no corpo. Incluindo as quatro formas de exercício em sua rotina semanal, você pode aumentar os benefícios para a saúde.
Mas qual é a diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos?
O corpo humano precisa de um suprimento contínuo de energia para realizar todas as atividades e funções diárias para que aconteça a conversão de alimentos em energia. A energia dos alimentos que não são usados ​​imediatamente é armazenada no corpo. Como na forma de gordura ou glicogênio, por exemplo. O corpo usa diferentes processos para liberar energia e se adaptar às necessidades energéticas de diferentes situações, desde descascar e cortar alguns legumes até correr uma maratona. Alguns dos processos são chamados de “aeróbicos”, onde “aer” se refere ao uso de oxigênio no processo de geração de energia para os músculos. Outros processos são chamados de “anaeróbicos” e não requerem oxigênio para liberar energia. Dependendo da duração e da intensidade de qualquer tipo de atividade física, nosso corpo precisa gerar energia da forma mais eficiente, e os processos aeróbio e anaeróbio costumam ser complementares.
Exercício aeróbico (resistência)
Os processos aeróbicos predominam na liberação de energia que o corpo pode usar para o exercício. O exercício aeróbico é frequentemente referido como exercício de resistência ou cardio e ocorre quando os grandes músculos do corpo se movem ritmicamente por um longo período. Ele envolve uma maior captação de oxigênio e, para isso, nosso corpo acelera a respiração e os batimentos cardíacos. Este tipo de exercício é importante para várias funções do nosso organismo e ajuda a manter saudáveis ​​o coração, os pulmões e o sistema circulatório, bem como a melhorar a nossa condição cardiorrespiratória.
Exemplos de exercícios aeróbicos
Caminhada, corrida, ciclismo e natação.
Benefícios dos exercícios aeróbicos
É fato que os exercícios aeróbicos regulares reduzem o risco de desenvolver muitos males, como doenças cardíacas, derrame, diabetes tipo 2, demência e até mesmo alguns tipos de câncer, além do risco de depressão.
Exercício anaeróbico (força e potência)
Os processos anaeróbicos dominam a liberação de energia que o corpo pode usar para o exercício. Os exercícios anaeróbicos, como o treinamento de força e potência, melhoraram nossa potência, força e tamanho muscular. Eles incluem exercícios de alta intensidade por um curto período, geralmente variando de alguns segundos a alguns minutos.
Exemplos de exercícios anaeróbicos
Corrida, levantamento de peso (pesos livres ou máquinas de resistência), exercícios de banda de resistência e exercícios de treinamento de força (flexões, agachamentos, estocadas).
Benefícios dos exercícios anaeróbicos
Os exercícios anaeróbicos regulares aumentam a densidade da nossa massa óssea, desacelerando a perda óssea natural que ocorre com a idade, reduzindo o risco de osteoporose. Manter a massa muscular é especialmente importante para os idosos, pois a diminuição da força muscular pode levar à falta de mobilidade e aumentar o risco de quedas. O exercício regular de resistência pode melhorar a força muscular.
Qual é o melhor? Aeróbico ou anaeróbico?
Ambos são importantes para a saúde. Os exercícios aeróbicos aumentam principalmente a resistência cardiovascular, enquanto os anaeróbios aumentam a nossa força muscular. A Organização Mundial da Saúde recomenda exercícios aeróbicos e anaeróbicos por um período de uma semana. Faça o seu planejamento de exercícios e bons treinos.
Conte com a Steel Gym para tudo o que precisar.

Deixe um comentário