Atividade física: não pare para pensar, comece a praticar

Atividade física é, basicamente, qualquer movimento corporal produzido pelos músculos que requer gasto de energia. A atividade física refere-se a todos os movimentos que uma pessoa realiza em particular, no contexto do lazer, no local de trabalho ou para se deslocar de um local para outro. A atividade física moderada ou sustentada tem efeitos benéficos na saúde

Caminhar, andar de bicicleta, praticar esportes em geral, exercícios de musculação, relaxamento ativo e brincar são formas comuns de praticar atividades físicas que podem ser apreciadas por todos, independentemente do seu nível.

É cientificamente comprovado que a prática regular de atividades físicas ajuda a prevenir e controlar doenças crônicas não transmissíveis, como as cardíacas, derrame cerebral, diabetes e vários tipos de câncer. Também ajuda a prevenir a hipertensão, manter um peso corporal saudável, melhorar a saúde mental, a qualidade de vida e o bem-estar, pois permite que você tenha uma boa condição física que, além de melhorar seu rendimento esportivo, facilitará seu dia a dia.

Os riscos para a saúde associados a um estilo de vida sedentário

Para muita gente o estilo de vida está se tornando cada vez mais sedentário, devido à (desculpa?) falta de tempo, à praticidade dos meios de transporte “passivos” ou o cansaço por um dia repleto de trabalho e/ou estudo.

As evidências mostram que o aumento da inatividade física está relacionado aos resultados de saúde ruins em crianças e adolescentes, devido ao ganho de peso desproporcional, além da deficiência na saúde cardiometabólica, na condição física e nas atitudes comportamentais.

Em adultos, a mortalidade por todas as causas está relacionada a doenças cardiovasculares, câncer e diabetes tipo 2.

Estudos indicam que mais de um quarto da população adulta mundial não é ativa o suficiente. Que cerca de 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 4 homens em todo o mundo não praticam atividade física suficiente para se manter saudável. Que não houve melhora nos níveis globais de atividade física desde 2001.

E sabe quais são as consequências globais? Os níveis crescentes de inatividade têm efeitos prejudiciais sobre os sistemas de saúde, o meio ambiente, o desenvolvimento econômico, o bem-estar das comunidades e a qualidade de vida geral da população.

Você não acha que já passou da hora de brincar de estátua?

Isso mesmo! É momento de se colocar em atividade. Nada melhor que um bom plano para o seu exercício físico preferido. Só assim é possível se proteger contra o aparecimento de doenças cardiovasculares (enfarte do miocárdio e angina), independentemente da idade. Sem contar certos tipos de câncer, em particular o da mama nas mulheres, da próstata nos homens e do cólon em ambos os sexos E mais o diabetes, com a melhoria no equilíbrio nos níveis de glicemia, além da hipertensão arterial.

A prática regular de atividades físicas é eficaz na manutenção de um peso saudável e na possibilidade de reduzir o risco de obesidade, reduz o risco de dores lombares, estresse, depressão e ansiedade.

Melhora a concentração, o desempenho acadêmico, a qualidade do sono, os níveis de energia, o processo de envelhecimento e protege contra a perda de autonomia. Mantém o corpo forte e saudável. Além disso, beneficia a saúde mental, reduzindo a dor e a solidão.

Aqueles que são fisicamente ativos regularmente têm um relacionamento melhor com outras pessoas e uma imagem corporal mais saudável.

Vai começar agora mesmo? Ou já é praticante e precisa de algum equipamento complementar? Conte com a Steel Gym em tudo o que precisar para ginástica e musculação. Consulte um dos nossos consultores pelo Whats: 011 99968-2526 ou acesse o nosso site. Nos vemos em ação!

Deixe um comentário